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  • Foto do escritorEdu Jr

Publicidade online. Não faça você mesmo.

Atualizado: 7 de jun. de 2023


Parece fácil, mas não é. O trabalho do publicitário vai muito mais além do espectro de um slogan descolado e um desenho bacana.


A publicidade profissional conta com diversas "camadas" antes de chegar ao produto final que é comunicar uma mensagem.


Tudo começa em um time de atendimento ao cliente. Este setor é responsável por fazer a ponte entre o anunciante e a agência. É ele que captura as necessidades do cliente e bota tudo em um briefing. O briefing é um questionário ao qual o atendimento precisa montar para entender o universo do cliente. Com um briefing robusto, o atendimento alimenta um time de planejamento. Este time fica responsável por um mapeamento de atributos importantes tais como definição de público alvo, onde e quando os anúncios devem ser exibidos, qual o valor de verba disponível e por quanto tempo a ação vai acontecer.


Depois do planejamento vem o pessoal de mídia. Este por sua vez fica responsável em desenhar um plano tático dos canais onde as propaganda serão expostas. Através do planejamento, o mídia distribui a propaganda em ferramentas de distribuição e em quais datas devem ser veiculados. Por exemplo: Google Ads, Youtube, Meta Ads, sites diretos.


Note que até aqui falamos de 3 departamentos: atendimento, planejamento e mídia. Parece ser simples mas para a publicidade eficiente as camadas são de suma importância no processo da propaganda. Pular estas etapas pode acarretar ao anunciante desperdício de tempo e recursos.

Enfim vem o pessoal do criativo. É aqui que as coisas chatas como documentos, planilhas e muitos telefonemas tomam forma. É onde a ideia sai do papel e toma vida. Definido o público alvo e os canais de divulgação, o criativo através de um coordenador de criação, faz a integração dos atributos: se vai ter vídeo no Youtube produz um conteúdo para isso. Se vai ter banner, o criativo precisa ficar dentro do que a mensagem lá no planejamento determinou.


Muitas empresas pulam as etapas de planejamento e mídia. É aqui que o erro normalmente acontece. Exibir anúncios sem base de estudo ou informação estratégica que a fundamente geralmente não tem efeito desejado. Saber o que seu cliente valoriza e o que o motiva são elementos chaves de uma campanha publicitária de sucesso.


É muito comum empresas despejarem rios de dinheiro em propagandas ineficientes pelo simples fato de não valorizar o planejamento, e depois, ao final do processo, descobrem que não alcançaram seus objetivos.


É muito mais inteligente investir recursos vivenciando todas as etapa do processo de publicidade profissional do que pular etapas fundamentais. Saber onde você quer chegar é importante mas conhecer o caminho até o ponto final é fundamental.

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